historia da capoeira.

História da Capoeira









O Brasil a partir do século XVI foi palco de uma das maiores violências contra um povo. Mais de dois milhões de negros foram trazidos da África, pelos colonizadores portugueses, para se tornarem escravos nas lavouras da cana-de-açúcar. Tribos inteiras foram subjugadas e obrigadas a cruzar o oceano como animais em grandes galeotas chamadas de navios negreiros. Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro foram os portos finais da maior parte desse tráfico.



Ao contrário do que muitos pensam, os negros não aceitaram pacificamente o cativeiro; a história brasileira está cheia de episódios onde os escravos se rebelaram contra a humilhante situação em que se encontravam. Uma das formas dessa resistência foi o quilombo; comunidades organizadas pelos negros fugitivos, em locais de difícil acesso. Geralmente em pontos altos das matas. O maior desses quilombos estabeleceu-se em Pernambuco no século XVII, numa região conhecida como Palmares. Uma espécie de Estado africano foi formado. Distribuído em pequenas povoações chamadas mocambos e com uma hierarquia onde no ápice encontrava-se o rei Ganga-Zumbi, Palmares pode ter sido o berço das primeiras manifestações da Capoeira.




Desenvolvida para ser uma defesa, a Capoeira foi sendo ensinada aos negros ainda cativos, por aqueles que eram capturados e voltavam aos engenhos. Para não levantar suspeitas, os movimentos da luta foram sendo adaptados às cantorias e músicas africanas para que parecessem uma dança. Assim, como no Candomblé, cercada de segredos, a Capoeira pode se desenvolver como forma de resistência.



Do campo para a cidade a Capoeira ganhou a malícia dos escravos de 'ganho' e dos frequentadores da zona portuária. Na cidade de Salvador, capoeiristas organizados em bandos provocavam arruaças nas festas populares e reforçavam o caráter marginal da luta. Durante décadas a Capoeira foi proibida no Brasil. A liberação da sua prática deu-se apenas na década de 30, quando uma variação da Capoeira (mais para o esporte do que manifestação cultural) foi apresentada ao então presidente, Getúlio Vargas. De lá para cá a Capoeira Angola aperfeiçoou-se na Bahia mantendo fidelidade às tradições, graças principalmente ao seu grande guru, Mestre Pastinha , que jogou Capoeira até os 79 anos, formando gerações de angoleiros .



Mestre Pastin



Elementos da Capoeira Angola



Já dizia o Mestre Pastinha, "Capoeira Angola é, antes de tudo, luta e luta violenta." Mas atualmente a Capoeira é normalmente praticada como um esporte ou simplesmente folclore para perservar as tradições.



É claro que entre os praticantes sérios, em seus treinos, os golpes são apenas simulados e a Capoeira torna-se um exercício físico e mental. A violência dos seus golpes, no entanto, não deixa espaço para meio termo; ou joga-se Capoeira 'para valer', com as suas sérias consequências ou apenas simula-se um jogo. A possibilidade de enquadrá-la em regras esportivas é inexistente; quem assim o faz está sendo leviano ou não conhece de fato a Capoeira.

Os Golpes

A Capoeira Angola tem um número relativamente pequeno de golpes que podem, no entanto, atingir uma harmoniosa complexidade através de suas variações. Assim como a música tem apenas sete notas.

Os seus principais golpes são: Cabeçada, Rasteira, Rabo de Arraia, Chapa de Frente, Chapa de Costas, Meia Lua e Cutilada de Mão.



A Música



A Capoeira é a única modalidade de luta marcial que se faz acompanhada por instrumentos musicais. Isso deve-se basicamente às suas origens entre os escravos, que dessa forma disfarçavam a prática da luta numa espécie de dança, enganando os senhores de engenho e os capitães-do-mato. No início esse acompanhamento era feito apenas com palmas e toques de tambores. Posteriormente foi introduzido o Berimbau (foto), instrumento composto de uma haste tensionada por um arame, tendo por caixa de ressonância uma cabaça cortada. O som é obtido percutindo-se uma haste no arame; pode-se variar o som abafando-se o som da cabaça e (ou) encostando uma moeda de cobre no arame; complementa o instrumento o caxixi, uma cestinha de vime com sementes secas no seu interior.

O Berimbau, um instrumento usado inicialmente por vendedores ambulantes para atrair fregueses, tornou-se instrumento símbolo da Capoeira, conduzindo o jogo com o seu timbre peculiar. Os ritmos são em compasso binário e os andamentos - lento, moderado e rápido são indicados pelos toques do Berimbau. Entre os mais conhecidos estão o São Bento Grande, o São Bento Pequeno (mais rápido), Angola, Santa Maria, o toque de Cavalaria (que servia para avisar a chegada da polícia), o Amazonas e o Iuna.

Numa roda de angoleiros o conjunto rítmico completo é composto por: três berimbaus (um grave - Gunga; um médio e um agudo - Viola); dois pandeiros; um reco-reco; um agogô e um atabaque. A parte musical tem ainda ladainhas que são cantadas e repetidas em coro por todos na roda. Um bom capoeirista tem obrigação de saber tocar e cantar os temas da Capoeira.


O Jogo


"Capoeira é um diálogo de corpos, eu venço quando o meu parceiro não tem mais respostas para as minhas perguntas" - Mestre Moraes. O jogo da Capoeira na forma amistosa, ou seja, na roda é verdadeiramente um diálogo de corpos. Dois capoeiristas se benzem ao pé do Berimbau e iniciam um lento balé de perguntas e respostas corporais, até que um terceiro 'compre o jogo' e assim desenvolve-se sucessivamente até que todos entrem na roda.


A Malícia


Elemento básico da Capoeira Angola, a malícia ou mandinga a torna ainda mais perigosa. Essa malandragem que faz que vai e não vai, retira-se e volta rapidamente; essa ginga de corpo que engana o adversário, faz o diferencial da Capoeira em relação às outras artes marciais. Essa é uma característica que não se aprende apenas treinando.


Mestres


Vicente Ferreira Pastinha (1889-1982) - Mestre Pastinha, "mestre da Capoeira de Angola e da cordialidade baiana, ser de alta civilização, homem do povo com toda a sua picardia, é um dos seus ilustres, um de seus obás, de seus chefes. É o primeiro em sua arte; senhor da agilidade e da coragem..." Jorge Amado. Baiano de Salvador, do Pelourinho, Pastinha foi o grande mestre da Capoeira Angola, aperfeiçoando a arte centenária dos escravos. Ele organizou uma escola, estabeleceu um método de ensino com base nas antigas tradições e ainda escreveu o primeiro livro do gênero, onde expõe a sua concepção filosófica. Foi com o Mestre Pastinha que foram instituidas as cores amarelo e preto para o uniforme dos angoleiros e a constituição da bateria composta por três berimbaus, dois pandeiros, um atabaque, um reco-reco e um agogô. "Capoeira é tudo o que a boca come", dizia ele na sua singular filosofia. Formou capoeiristas como João Grande, João Pequeno, Curió e tantos outros.



Antônio Carlos Moraes

Mestre Caiçara

Uma das lendas da Capoeira; sua história mais parece tirada de livros de ficção. Numa época em que o Pelourinho não tinha o glamour de hoje, Mestre Caiçara ditava as regras num território de prostitutas e cafetões; de traficantes e malandros. Todos tinham que pedir a sua benção. Gravou um dos principais discos da Capoeira Angola onde exemplifica os diversos toques de berimbau, além de cantar ladainhas e sambas de roda. Faleceu em agosto de 1997.


João Pereira dos Santos

Mestre João Pequeno

Aluno do Mestre Pastinha e um dos mais antigos e importantes mestres da Capoeira Angola em atividade. Pela academia do Mestre João Pequeno, no Centro Histórico de Salvador, passaram alguns dos principais angoleiros da nova geração. É possível vê-lo quase todas as noites jogando e ensinando a tradicional arte da Capoeira. Academia de Capoeira Angola de Mestre João Pequeno Centro de Cultura Popular Forte de Santo Antônio - Santo Antônio além do Carmo Salvador - Bahia


João Oliveira dos Santos

Mestre João Grande


Phd Honoris Causa. Um dos principais díscipulos do mestre Pastinha. Por mais de 40 anos o Mestre João Grande tem praticado e ensinado Capoeira Angola. Ele viajou para África, Europa e América do Norte, onde ensina atualmente, em sua academia na cidade de New York. De lá ele continua mantendo o intercâmbio com a Bahia e acompanhando a movimentação da Associação Brasileira de Capoeira Angola.

Roda de Capoeira


Historia do jiu-jitsu






















Segundo alguns historiadores o Jiu-jitsu ou "arte suave", nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo o jiu-jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde desenvolveu-se e popularizou-se.

A partir do final do século XIX, alguns mestres de jiu-jitsu migraram do Japão para outros Continentes, vivendo do ensino da arte marcial e das lutas que realizavam.


Esai Maeda Koma, conhecido como Conde Koma, foi um deles. Depois de viajar com sua trupe lutando em vários países da Europa e das Américas, chegou ao Brasil em 1915 e se fixou em Belém do Pará, no ano seguinte, onde conheceu Gastão Gracie. Pai de oito filhos, cinco homens e três mulheres, Gastão tornou-se um entusiasta do jiu-jitsu e levou o mais velho, Carlos, para aprender a luta com o japonês.

Franzino por natureza, aos 15 anos, Carlos Gracie encontrou no jiu-jitsu um meio de realização pessoal. Aos 19, se transferiu para o Rio de Janeiro com a família e adotou a profissão de lutador e professor dessa arte marcial. Viajou para Belo Horizonte e depois para São Paulo, ministrando aulas e vencendo adversários bem mais fortes fisicamente. Em 1925, voltou ao Rio e abriu a primeira Academia Gracie de Jiu-Jitsu. Convidou seus irmãos Oswaldo e Gastão para assessorá-lo e assumiu a criação dos menores George, com 14 anos, e Hélio,com 12


Desde então, Carlos passou a transmitir seus conhecimentos aos irmãos, adequando e aperfeiçoando a técnica à compleição física franzina característica de sua família.


Também transmitiu-lhes sua filosofia de vida e conceitos de alimentação natural, sendo um pioneiro na criação de uma dieta especial para atletas, a Dieta Gracie, transformando o jiu-jitsu em sinônimo de saúde.



De posse de uma eficiente técnica de defesa pessoal, Carlos Gracie viu no jiu-jitsu um meio para se tornar um homem mais tolerante, respeitoso e autoconfiante. Imbuído de provar a superioridade do jiu-jitsu e formar uma tradição familiar, Carlos Gracie lançou desafios aos grandes lutadores da época e passou a gerenciar a carreira dos irmãos.



Enfrentando adversários 20, 30 quilos mais pesados, os Gracie logo adquiriram fama e notoriedade nacional. Atraídos pelo novo mercado que se abriu em torno do jiu-jitsu, muitos japoneses vieram para o Rio, porém, nenhum deles formou uma escola tão sólida quanto a da Academia Gracie, pois o jiu-jitsu que praticavam privilegiava as quedas e o dos Gracie, o aprimoramento da luta no chão e os golpes de finalização.


Ao modificar as regras internacionais do jiu-jitsu japonês nas lutas que ele e os irmãos realizavam, Carlos Gracie iniciou o primeiro caso de mudança de nacionalidade de uma luta, ou esporte, na história esportiva mundial. Anos depois, a arte marcial japonesa passou a ser denominada de jiu-jitsu brasileiro, sendo exportada para o mundo todo, inclusive para o Japão.




quarta-feira, 1 de junho de 2011

MUDANÇA DE FAIXA







* PARA MUDAR DE FAIXA O CANDIDATO DEVERÁ SATISFAZER TODAS AS CONDIÇÕES EXIGIDAS PARA OS EXAMES DAS FAIXAS ANTERIORES . TODOS OS EXAMES OBEDECERÃO À PROGRAMAÇÃO ESPECÍFICA À GRADUAÇÃO DO CANDIDATO , ESTABELECIDA PELA COMISSÃO NACIONAL DE GRAUS E PELO CONSELHO NACIONAL DA SUPERIOR GRADUAÇÃO .



*

OBS: OS GOLPES AQUI CITADOS SÃO DE ESCOLHA NOSSA , ISSO QUER DIZER QUE VOCÊ PODE ESCOLHER OUTROS GOLPES DESDE QUE ESTEJA DENTRO DAS MESMAS DIVISÕES DE TÉCNICAS.



BRANCA


PARA


cinza(7º kyu)

OBS: O CANDIDATO A EXAME À FAIXA CINZA TERÁ QUE APRESENTAR AS condições MÍNIMAS EXIGIDAS E NOÇÕES TÉCNICAS BÁSICAS .

* TER NO MÍNIMO 06 (SEIS) ANOS DE IDADE E 03 (TRÊS) MESES COMO FAIXA BRANCA
* APRESENTAR O SEGUINTE:



1. POSTURA E PEGADAS .
2. TIPOS DE SAUDAÇÕES UTILIZADAS NO JUDÔ . (Regras)
3. MANEIRA DE SENTAR SOBRE TATAME . (Regras)
4. TIPOS DE AMORTECIMENTOS DE QUEDA .(Rolamentos)
5. DOIS TIPOS DE PROJEÇÕES



GOLPES (02)

* o-soto-gari



* tai-otoshi





cinza(7º kyu)


PARA


AZUL(6º kyu)

OBS: O CANDIDATO A EXAME À FAIXA AZUL TERÁ QUE APRESENTAR AS condições MÍNIMAS EXIGIDAS E NOÇÕES TÉCNICAS BÁSICAS .

* TER NO MÍNIMO 07 (SETE) ANOS DE IDADE E 03 (TRÊS) MESES COMO FAIXA CINZA
* APRESENTAR O SEGUINTE:



1. POSTURA E PEGADAS .
2. TIPOS DE SAUDAÇÕES UTILIZADAS NO JUDÔ (Regras)
3. TIPOS DE AMORTECIMENTOS DE QUEDA .(Rolamentos)
4. TRÊS TIPOS DE PROJEÇÕES
5. TRÊS TIPOS DE IMOBILIZAÇÕES

GOLPES (03)

* DE-ASHI-bARAI



* HIZA-GURUMA



* O-GOSHI



IMOBILIZAÇÕES (03)

* HON-GESA-GATAME



* YOKO-SHIHO-GATAME



* KAMI-SHIHO-GATAME





AZUL (6º kyu)


PARA


AMARELA(5º kyu)

OBS: O CANDIDATO A EXAME À FAIXA AMARELA TERÁ QUE APRESENTAR AS condições MÍNIMAS EXIGIDAS E NOÇÕES TÉCNICAS BÁSICAS .

* TER NO MÍNIMO 08 (OITO) ANOS DE IDADE E 06 (SEIS) MESES COMO FAIXA AZUL
* APRESENTAR O SEGUINTE:



1. TIPOS DE PASSOS DURANTE A PRATICA DO JUDÔ
2. TIPOS DE MUDANÇA DE CORPO DURANTE A PRATICA DO JUDÔ
3. AMORTECIMENTOS DE QUEDAS
4. SEIS TIPOS DE PROJEÇÕES
5. QUATRO TIPOS DE IMOBILIZAÇÕES



GOLPES DE PÉ (06)

* ASHI-GURUMA



* KO-TSURI-GOSHI



* ERI-SEOI-NAGE

* KO-UCHI-GARI



* o-tsuri-goshi



* IPPON-SEOI-NAGE



ROLAMENTOS (04)

* CHUGAERI



* USHIRO-UKEMI ( variações )

* MAE-UKEMI



* YOKO-UKEMI ( variações )



IMOBILIZAÇÕES (04)

* KUZURE-GEZA-GATAME



* KATA-GATAME

* TATE-SHIHO-GATAME



* KUZURE-KAMI-SHIHO-GATAME





AMARELA(5º kyu)


PARA


LARANJA(4ºkyu)

OBS: O CANDIDATO A EXAME À FAIXA LARANJA TERÁ QUE APRESENTAR AS condições MÍNIMAS EXIGIDAS E NOÇÕES TÉCNICAS BÁSICAS .

* TER NO MÍNIMO 09 (NOVE) ANOS DE IDADE E 06 (SEIS) MESES COMO FAIXA AMARELA
* APRESENTAR O SEGUINTE:



1. SEIS TIPOS DE PROJEÇÕES
2. CINCO TIPOS DE PROJEÇÕES COMBINADAS
3. OITO TIPOS CONTRA GOLPES
4. QUATRO TIPOS DE IMOBILIZAÇÕES



GOLPES (06)


* SODE-SEOI-NAGE



* SUMI-OTOSHI



* HANE-MAKI-KOMI

* SOTO-MAKI-KOMI



* HARAI-GOSHI



* KOSHI-GURUMA



GOLPES COMBINADOS (05)

* o-soto-gari + hiza-guruma



* ippon-seoi-nage + ko-uchi-gari



* o-uchi-gari + uchi-mata

* hiza-guruma + o-soto-gari



* tsuri-komi-goshi + tsuri-komi-goshi



CONTRA GOLPES (08)

* DE-ASHI-BARAI + DE-ASHI-BARAI



* DE-ASHI-BARAI + O-SOTO-GARI



* HANE-GOSHI + HARAI-TSURI-KOMI-ASHI

* IPPON-SEOI-NAGE + HADAKA-JIME



* HIZA-GURUMA + O-UCHI-GARI



* HON-GESA-GATAME + KUZURE-GEZA-GATAME

* JUJI-GATAME + KUZURE-YOKO-SHIHO-GATAME



* KAMI-SHIHO-GATAME + ASHI-GATAME-JIME



IMOBILIZAÇÕES (04)

* MAKURA-GESA-GATAME



* KATA-GATAME

* TATE-SHIHO-GATAME



* KUZURE-YOKO-SHIHO-GATAME





LARANJA(5º kyu)


PARA


VERDE(3ºkyu)

OBS: O CANDIDATO A EXAME À FAIXA VERDE TERÁ QUE APRESENTAR AS condições MÍNIMAS EXIGIDAS E NOÇÕES TÉCNICAS BÁSICAS .

* TER NO MÍNIMO 10 (DEZ) ANOS DE IDADE E 12 (DOZE) MESES COMO FAIXA LARANJA
* APRESENTAR O SEGUINTE:



1. DEZ TIPOS DE PROJEÇÕES
2. OITO TIPOS DE PROJEÇÕES COMBINADAS
3. SETE TIPOS DE CONTRA GOLPES
4. SEIS TIPOS DE TÉCNICAS DE KATAME-WAZA



GOLPES (10)

*

KATA-GURUMA



* MOROTE-GARI



* SUKUI-NAGE (A)

* SUKUI-NAGE (B)



* KANI-WAZA



* TOMOE-NAGE

* UKI-GOSHI



* YAMA-ARASHI



* KO-SOTO-GAKE



* O-SOTO-GURUMA





GOLPES COMBINADOS (08)

* o-uchi-gari + tai-otoshi



* ko-uchi-gari + hane-goshi



* tsuri-komi-goshi + sode-tsuri-komi-goshi

* HON-GESA-GATAME + KATA-GATAME



* UDE-GARAME + WAKI-GATAME



* ude-gatame + o-uchi-gari

* morote-jime + tomoe-nage



* O-SOTO-GARI + HON-GESA-GATAME



CONTRA GOLPES (07)

* O-SOTO-GARI + O-SOTO-GARI-GAESHI



* KO-SOTO-GAKE + UCHI-MATA



* O-UCHI-GARI + O-UCHI-GARI-GAESHI

* MOROTE-JIME + TOMOE-NAGE



* KATATE-JIME + WAKI-GATAME



* TOMOE-NAGE + HON-GESA-GATAME



* SASAE-TSURI-KOMI-ASHI + SASAE-TSURI-KOMI-ASHI





KATAME-WAZA (06)

* hon-gesa-gatame



* yoko-shiho-gatame



* nami-juji-jime

* hadaka-jime



* ude-garame



* hiza-gatame





VERDE(3ºkyu)


PARA


ROXA(2 ºkyu)

OBS: O CANDIDATO A EXAME À FAIXA ROXA TERÁ QUE APRESENTAR AS condições MÍNIMAS EXIGIDAS E NOÇÕES TÉCNICAS BÁSICAS .

* TER NO MÍNIMO 12 (DOZE) ANOS DE IDADE E 12 (SEIS) MESES COMO FAIXA VERDE
* APRESENTAR O SEGUINTE:



1. DEZ TIPOS DE PROJEÇÕES
2. DEZ TIPOS DE PROJEÇÕES COMBINADAS
3. DEZ TIPOS DE CONTRA GOLPES
4. DEZ TIPOS DE TÉCNICAS DE KATAME-WAZA



* O TESTE DE CONHECIMENTO CONSTARÁ DE:



1. DIVISÃO DO NAGE-WAZA
2. DIVISÃO DO TACHI-WAZA
3. DIVISÃO DO SUTEMI-WAZA
4. DIVISÃO DO KATAME-WAZA



GOLPES (10)

*

UCHI-MATA (A)



* SASAE-TSURI-KOMI-ASHI.



* UKI-OTOSHI

* ERI-SEOI-NAGE



* HANE-GOSHI



* USHIRO-GOSHI

* O-SOTO-MAKI-KOMI



* SUMI-GAESHI



* UKI-WAZA



* YOKO-OTOSHI





GOLPES COMBINADOS (10)

*

tai-otoshi + o-uchi-gari



* uchi-mata + o-uchi-gari



* o-uchi-gari + ko-uchi-gari

* hiza-guruma + sasae-tsuri-komi-ashi



* O-SOTO-GARI + JUJI-GATAME



* O-UCHI-GARI + KATATE-JIME

* ude-gatame + o-uchi-gari



* morote-jime + tomoe-nage



* YOKO-SHIHO-GATAME + UDE-GATAME



* OKURI-ERI-JIME + KAMI-SHIHO-GATAME





CONTRA GOLPES (10)

*

UCHI-MATA + UKI-OTOSHI



* KO-UCHI-GARI + SASAE-TSURI-KOMI-ASHI



* KO-UCHI-GARI + HIZA-GATAME

* KATA-JUJI-JIME + SODE-TSURI-KOMI-GOSHI



* UDE-GARAME + UDE-GARAME



* MOROTE-JIME + JUJI-GATAME

* O-UCHI-GARI + UKI-WAZA



* MOROTE-JIME + TOMOE-NAGe



* YOKO-SHIHO-GATAME + UDE-GATAME



* UCHI-MATA + SUKUI-NAGE





KATAME-WAZA (10)

*

kuzure-tate-shiho-gatame



* ushiro-gesa-gatame



* gyaku-juji-jime

* ashi-gatame-jime



* hadaka-jime



* okuri-eri-jime

* waki-gatame



* hara-gatame



* hiza-gatame



* ude-gatame





TESTE DE CONHECIMENTO

*

DIVISÃO DO



* NAGE-WAZA

* TACHI-WAZA

* SUTEMI-WAZA

* KATAME-WAZA





ROXA(2ºkyu)


PARA


MARROM(1ºkyu)

OBS: O CANDIDATO A EXAME À FAIXA MARROM TERÁ QUE APRESENTAR AS condições MÍNIMAS EXIGIDAS E NOÇÕES TÉCNICAS BÁSICAS .

* TER NO MÍNIMO 14 (QUATORZE) ANOS DE IDADE E 12 (SEIS) MESES COMO FAIXA ROXA .
* APRESENTAR O SEGUINTE:



1. DOZE TIPOS DE CONTRA GOLPES
2. QUATRO TIPOS DE IMOBILIZAÇÕES
3. QUATRO TIPOS DE ESTRANGULAMENTOS
4. QUATRO TIPOS DE CHAVES DE BRAÇOS



* O TESTE DE CONHECIMENTO CONSTARÁ DE:



1. DIVISÃO DO NAGE-WAZA
2. DIVISÃO DO KATAME-WAZA



CONTRA GOLPES (12)

* UDE-GATAME + O-UCHI-GARI



* NAMI-JUJI-JIME + KAMI-SHIHO-GATAME



* UDE-GATAME + ASHI-GATAME-JIME

* DE-ASHI-BARAI + DE-ASHI-BARAI



* DE-ASHI-BARAI + O-SOTO-GARI



* HANE-GOSHI + HARAI-TSURI-KOMI-ASHI

* HIZA-GURUMA + O-UCHI-GARI



* YOKO-SHIHO-GATAME + UDE-GATAME



* JUJI-GATAME + KUZURE-YOKO-SHIHO-GATAME

* MOROTE-JIME + TOMOE-NAGE



* IPPON-SEOI-NAGE + HADAKA-JIME



* HON-GESA-GATAME + KUZURE-GESA-GATAME



IMOBILIZAÇÕES (04)

* MAKURA-GESA-GATAME



* KATA-GATAME

* TATE-SHIHO-GATAME



* KUZURE-YOKO-SHIHO-GATAME



ESTRANGULAMENTOS (04)

* kataha-jime



* morote-jime

* kata-te-jime



* kata-juji-jime

CHAVES DE BRAÇO (04)

* ude-garami



* JUJI-GATAME

* HIZA-GATAME



* WAKI-GATAME

TESTE DE CONHECIMENTO



*

DIVISÃO DO



* NAGE-WAZA

* KATAME-WAZA





MARROM(1ºkyu)


PARA


PRETA(1º AO 5º DAN)





PARA FAIXA PRETA

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